O período de tempo seco deixa o Corpo de Bombeiros em alerta. O batalhão de São João Del Rei fez, na Região Central de Minas Gerais, um planejamento de prevenção para evitar as queimadas ilegais e descontroladas na Serra de São José.
As queimadas vão de junho a novembro, sendo os meses de julho e agosto os mais críticos. Os bombeiros apostam na prevenção. Os militares percorrem a cidade, orientam a população e observam as áreas que apresentam risco.
Uma das regiões que mais preocupam neste período é a Serra de São José, uma área de proteção ambiental. No ano passado, um grande incêndio consumiu 480 hectares de mata, uma área equivalente a mais de 600 campos de futebol e a um terço de toda a reserva.
O acesso ao local é difícil. O combate aos focos é feito com abafadores e bombas portáteis de água. Quando o fogo se espalha, aeronaves precisam ser utilizadas. A Serra de São de José abrange seis municípios, entre eles, Santa Cruz de Minas e São João Del Rei. De acordo com o comandante, a maioria das queimadas poderia ser evitada.
O IEF-MG tem uma central telefônica para que a população informe sobre incêndios que coloquem em risco unidades de conservação ambiental e áreas de preservação permanente. O número é 0800 28 32 323.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NILO GUERREIRO