NILO GUERREIRO

terça-feira, 12 de julho de 2011

RELATO TRANSCRITO DO BLOG DO CEL PAUL...

QUEM SÃO ESSES LÍDERES?
LIDER NASCE LÍDER, NÃO SE CRIA, NÃO SE FAZ.
USAR A FORÇA, A OFENSA E A CALÚNIA PARA CONSEGUIR ALIADOS, NÃO É COISA DE DEUS.
NILO GUERREIRO



QUEM É O LÍDER DA MOBILIZAÇÃO DOS BOMBEIROS MILITARES DO RIO?
Nenhum passo daremos atrás.
Iremos até a vitória.
A minha formação acadêmica na área científica e a minha experiência profissional na área da investigação fazem com que eu tenha uma necessidade de buscar sempre o entendimento dos fatos, principalmente quando eu faço parte ativa dos acontecimentos.
Confesso, ando meio confuso com relação a alguns pontos da mobilização dos Bombeiros.
1) Quem é o líder da mobilização?
Essa é minha principal dúvida. Estou na mobilização desde antes do primeiro ato nas ruas que foi realizado no dia 17 ABR 2011, na Praia de Copacabana. Desde a primeira vez que se falou sobre liderança, Jesus Cristo sempre foi citado como sendo o líder, o que acontece ainda hoje.
Essa é a regra: o líder é Jesus Cristo.
Tal regra foi descumprida pela primeira vez quando foi lida uma nota na ALERJ assinada pelos Bombeiros que estavam presos no GEP, isso nas primeiras prisões, as por incitamento. A nota foi assinada pela liderança da mobilização.
Após essa data, vez por outra, alguém cita o Cabo BM Daciolo como sendo o líder, isso tem se repetido incontáveis vezes por diferentes pessoas. O Capitão BM Marchesini, por exemplo, em duas oportunidades já citou publicamente o Cabo BM Daciolo como sendo o líder da mobilização e que não se importava em ser liderado por um Cabo.
Por favor, me ajudem.
Quem é o real líder da mobilização?
Se a resposta for Jesus Cristo, qual é a função do Cabo BM Daciolo?
Faço essa pergunta por que ouvi várias vezes do próprio Daciolo que ele era apenas um porta-voz e que o líder era Jesus Cristo.
A minha segunda dificuldade de entendimento é sobre a relação atual entre os Bombeiros Militares mobilizados e o governo Sérgio Cabral (PMDB)?
2) O que os Bombeiros Militares esperam obter do governo Sérgio Cabral (PMDB)?
Os cem por cento de reajuste, após o governo ter concedido um reajuste de menos de seis por cento?
O fim das gratificações, após o governo ter criado nova gratificação (R$ 350,00) para alguns?
A concessão de auxílio transporte, após o governo ter concedido R$ 100,00 para alguns?
Por favor, me expliquem o que os Bombeiros Militares esperam obter desse governo?
Eu sei que o movimento dos Bombeiros nunca foi o “Fora Cabral”, eu respeitei esse fato desde o primeiro momento. Todavia, diante da postura do governador e diante do que foi concedido, os Bombeiros devem se manter alheios ao “Fora Cabral”?
Eu penso que enquanto Sérgio Cabral (PMDB) for o governador os Bombeiros não alcançaram seus objetivos, portanto, os Bombeiros deveriam entrar de cabeça no “Fora Cabral!”.
3) O que os Bombeiros Militares esperam com a saída das ruas?
Qual a estratégia que está sendo desenvolvida pela comissão organizadora que justifique a saída dos Bombeiros da ALERJ e das ruas?
Salvo melhor juízo, a presença contínua nas ruas estava dando muito certo.
O que não deu certo foi faltar ao serviço e cair na armadilha do governo entrando no QG no dia 03 JUN 2011.
Se alguém souber o que os Bombeiros esperam alcançar com essa nova postura, por favor, me ajude a entender.
Não vale dizer que a estratégia é segredo, isso chega a soar infantil, me desculpem.
4) O que os Bombeiros Militares esperam com essas viagens seguidas para Brasília?
Engraçado, a luta pela PEC 300/2008, atual Emenda Aglutinativa 2/2010, começou em agosto de 2009 e não lembro de ter tido contato freqüente com os membros que eu conheço da atual comissão organizadora da mobilização dos Bombeiros no curso dos inúmeros atos em defesa da aprovação da PEC. Sinceramente, alguns eu nunca tinha visto antes na luta da PEC. Repentinamente, a PEC 300 virou o grande objetivo, o novo direcionamento da mobilização, abandonando a luta nas ruas do Rio pelos objetivos iniciais dos mobilizados:
- Aumento de 100%.
- Fim das gratificações.
- Auxílio transporte.
Eu concordo que temos que lutar pela aprovação da Emenda Aglutinativa 2/2010 na Câmara dos Deputados, isso é lógico e inquestionável, ela é um grande passo para a construção de salários dignos, mas podemos fazer isso sem abandonarmos a luta nas ruas do Rio, mantendo pressionado o governo Sérgio Cabral (PMDB).
5) Existe algum político manobrando com a organização da mobilização dos Bombeiros?
O governador Sérgio Cabral (PMDB) fez essa acusação, todos devem lembrar, afirmando que o movimento era político.
Verdade ou mentira, o fato concreto é que existem vários políticos participando da mobilização, isso ninguém pode negar.
O que fazem esses políticos na mobilização?
Pagam os ônibus?
Pagam as camisas?
Pagam os alimentos, os panfletos ou as faixas?
Pagam as passagens de avião?
Por derradeiro, como quero o sucesso da mobilização e como tenho participado de todos os atos, apresento uma sugestão para os organizadores:
Informem publicamente, ou seja, no site oficial SOS Bombeiros que são os responsáveis pelo controle financeiro da mobilização, a relação entre as receitas e as despesas. Além disso, logo que for possível, considerando que a mobilização está completando três meses, publiquem no site um balancete resumido. Isso é fundamental considerando que os próprios Bombeiros estão contribuindo.
Eu mesmo quase nada doei: R$ 50,00 em espécie e R$ 300,00 em faixas.
Se alguém souber as respostas, por favor, comente.
Nenhum passo daremos atrás.
Iremos até a vitória.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

  1. GUERREIRO, AONDE ESTAVAM ESSES CARAS QUE EU NUNCA VI LUTANDO PELA PEC...AGORA QUE PERDERAM O QUE QUERIAM AQUI NO RIO E NÃO QUEREM SAIR DA MÍDIA FICAM POUSANDO DE DEFENSORES DA PEC... PRECISAM DE HUMILDADE PARA APRENDER, HUMILDADE PARA FALAR EM NOME DE DEUS.

    ResponderExcluir

NILO GUERREIRO