NILO GUERREIRO

terça-feira, 17 de maio de 2011

SERÁ QUE ESSE FOI UM DOS MOTIVOS PARA A RECUADA DO MOVIMENTO ONTEM NA ALERJ?

...NOSSO MINISTRO PRECISAVA VER "UM RIO BONITO"... CIDADE MARAVILHOSA!



Morro do São Carlos recebe a 17ª UPP do Rio
Por Redação - 12:24:00 - 20 Views
0Share
RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - O governador Sérgio Cabral inaugurou, neste terça-feira (17), a 17º Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado, no morro São Carlos. A unidade atenderá também as comunidades da Mineira, Zinco e Querosene e será comandada pelo capitão Luiz Piedade.

O efetivo é composto por 240 policiais, dos quais 51 são mulheres, até agora o maior número de policiais femininas entre as UPPs. O comandante das UPPs, coronel Robson Rodrigues, informou que, futuramente, essas policiais poderão ser redistribuídas para outras unidades, a fim de reforçar a presença de mulheres em todas as UPPs.

Para o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a presença das mulheres em grande número é altamente positiva. Ele acredita que o fato irá motivar as outras unidades a incorporarem mais mulheres em seus efetivos.

"Acredito, inclusive, que a presença delas irá colaborar para que tenhamos mais mulheres em outros setores do Estado – disse o secretário, garantindo que elas fazem o trabalho tão bem quanto os homens e, às vezes, com mais eficiência.

Para o comandante da UPP do São Carlos, o número expressivo de policiais mulheres sob seu comando o ajudará em seu objetivo de integração com a comunidade na prestação de serviços não apenas de segurança, com também de infraestrutura.

"A receptividade aqui tem sido muito boa. Meu objetivo é trabalhar não apenas prestando serviço de segurança, mas também em outras áreas. Nesse sentido, a presença das mulheres vai ajudar muito, porque as pessoas da comunidade se sentem mais confiantes em abordá-las do que com os homens", disse o capitão Luiz Piedade.

Polícia fluminense adere ao uso de armas não-letais

Durante a cerimônia de inauguração, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária-nacional de Segurança Pública, Regina Miki, entregaram uma arma não-letal chamada taser para a Secretaria de Segurança, simbolizando a entrega de uma remessa de 315 desses equipamentos, ação que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci).

Segundo o ministro, outras armas não-letais serão doados à polícia do Rio de Janeiro nos próximos meses. Essa arma ela libera um choque elétrico que paralisa os músculos de quem recebe a carga, imobilizando o agressor sem colocar a vida dele em risco. O equipamento já é usado em mais de 40 paíse, entre eles França, Inglaterra, Estados Unidos, e Austrália.

A capacitação dos policiais fluminenses será feita pelos agentes da Força Nacional de Segurança Pública. Em abril, a Secretaria Nacional já havia repassado 25 armas desse tipo para o município de São João de Meriti.

O coronel Robson Rodrigues também informou que, desde o ano passado, começou a introduzir o uso de armas não-letais, como gás de pimenta, pistola laser, entre outras, nas UPPs. Ele esclareceu que, primeiro, foi necessário realizar o treinamento dos policiais para o uso dessas armas e que, a partir deste ano, já existem grupos preparados para este fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NILO GUERREIRO