NILO GUERREIRO

terça-feira, 26 de abril de 2011

CARTA DE ESCLARECIMENTO

AMIGOS, BOM DIA.

ENCONTREI UMA MATÉRIA NO BLOG DO CEL RICARDO PAUL ONDE DIZ QUE AS ASSOCIAÇÕES NÃO ESTÃO APOIANDO O MOVIMENTO DO GMAR.

MUITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NA MATÉRIA FALAM EM MEU NOME E NA ASSOCIAÇÃO A QUAL REPRESENTO, QUERO RESSALTAR O SEGUINTE:


Caro Cel. Paul.

Inicialmente queremos parabenizá-lo por ocasião de sua defesa nos interesses dos Bombeiros Militares do GMAR., conforme se verifica nos pronunciamentos nos Jornais e neste veículo, contudo, nos vimos obrigados em realizar alguns esclarecimentos sobre a NOTA: “Onde estão as associações de classe dos Bombeiros e dos Policiais Militares do Rio de Janeiro?”, bem como refrescar a memória de V.Sa. para com alguns acontecimentos.

Provavelmente quando V.Sa. alardeia: “Onde estão as ASSOCIAÇÕES?”. V.Sa. tenha esquecido que no dia 02/04/2011, estivemos juntos na Reunião promovida com o grupo de Bombeiros Militares do GMAR., no Canal da Barra.

Eu, Nilo Guerreiro, estive presente, e, em sua companhia, representando a Associação dos Cabos e Soldados do CBMERJ., da qual sou Presidente, me pronunciei aos presentes no intuito de encaminhá-los a participar do FORUM PERMANENTE DAS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE DO ERJ., bem como aceitei o convite de entregar um MANIFESTO formal ao Governador do Estado do RJ., MD. Sérgio Cabral Filho, o que não ocorreu por determinação do Sargento Valdelei, enquanto o documento era “vistado” pelo Departamento Jurídico da ACS.-CBMERJ. Assim, consideramos que seu pronunciamento não reflete a “luz da transparência” e cria mal estar da Entidade que represento e os Associados.

Ainda, em participação neste tema esclareço que junto ao Rodrigues, Presidente da Galeria de Heróis, os membros do FORUM PERMANENTE DAS ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS, a convite do Ten. BM. R/R. Jesus, comparecemos em reunião junto ao Comandante do GMAR., com objetivo de evitar retaliações a estes Bombeiros, já que na ocasião tal Comando já tinha conhecimento do “MOVIMENTO”.

Sou conhecido como ferrenho defensor da “CAUSA” SERVIDORES do Estado do RJ., comumente a do Bombeiro Militar, ocupação que exerci por 03 (três) décadas. Onde existe uma “luta”, por condições de trabalho e dignidade do Servidor, com coerência e legalidade.

A ACS.-CBMERJ. representa formalmente estes Servidores, com responsabilidade e respeito.

O trabalho institucional consiste em avaliar problemas inerentes ao exercício profissional e buscar soluções, sempre através do diálogo político e do Poder Judiciário.

Destaco, junto a meus pares que a “luta” dos Bombeiros do GMAR. é justa e a forma como a luta deve ser encarada também deve ser justa, para evitar que os bons paguem pelos pecadores, e que a população e opinião pública se voltem contra os Servidores.

Sempre me solidarizo com os Bombeiros Militares, Classe que sou integrante.

Atentamente.

Rio de Janeiro, 25/04/2011.


NILO GUERREIRO


A POSTAGEM NO BLOG DIZ:
domingo, 24 de abril de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - ONDE ESTÃO AS ASSOCIAÇÕES?
Onde estão as associações de classe dos Bombeiros e dos Policiais Militares do Rio de Janeiro?Tenho certeza de que TODOS os militares estaduais estão fazendo essa pergunta, tendo em vista que após uma semana de mobilização da tropa do Corpo de Bombeiros, nenhuma associação de classe ingressou na mobilização.Isso é inexplicável.
Aliás, as associações de classe dos Bombeiros e Policiais Militares do Rio de Janeiro estão se notabilizando pela ausência nos movimentos. Em alguns momentos, uma ou outra aparece, mas são ações espasmódicas., não existe uma mobilização continuada, algo indispensável para qualquer vitória. Além dessa verdade, ou seja, não apoiar as mobilizações, elas também não promovem por si nenhum ato de relevância, o que demonstra que em termos de lutar pelas categorias estão próximas da inércia.Não apoiam e não promovem os atos, essa é a regra, embora existam algumas exceções pontuais, reconheço.No momento histórico que vivemos, a ausência das associações é mais grave, considerando que a mobilização dos Bombeiros Militares nasceu, cresceu e avança no SEIO DA TROPA, foram e são os Praças que venceram o medo e resolveram assuir a dianteira para a resolução dos problemas da categoria, a começar pelos salários miseráveis e as péssimas condições de trabalho.As associações de Praças, tanto dos Bombeiros, quanto dos Policiais Militares, historicamente não participam dos atos e alegam que o movimento era de Oficiais ou Coronéis, como em passado recente, mas desta vez a mobilização é da TROPA.Onde estão as associações de classe dos Bombeiros e dos Policiais Militares do Rio de Janeiro?Escrevo isso como mobilizado e como associado, pois sou sócio de TRÊS associações: AME (antigo Clube de Oficiais), AOMAI e ASSINAP.Penso que para termos tantas associações inertes, melhor que não existisse nenhuma.Deixo o espaço aberto para que qualquer associação exerça o contraditório, afinal, vivemos em uma democracia embrionária no Brasil, mas neste espaço ela é plena.

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

  1. MUITO BOM GUEREIRO, È ISSO AI;E OS CANDITATOS AO CONCURSO PÙBLICO AO CARGO DE BOMBEIRO MILITAR DE 2002 QUE NINGUÈM SE LEMBRA MAIS , SÒ EM ÈPOCA DE CAMPANHA POLITICA . ASSOCIAÇAÕ DE CABOS E SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIRO DO RJ E O DEPUTADO PAULO RAMOS FOI UNS QUE FEZ DE TUDO PARA RESOLVER O PROBLEMA DOS CANDIDATOS AO RETORNO DO BOMBEIRO MILITAR DO RJ .

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DA AJUDA DO NOSSO AMIGO GUERREIRO PARA POSSA NOS AJUDAR ACABAR COM ESSES EDITAIS QUE PROIBE CANDIDATO DE FAZER PROVA SE ESTIVER MAIS DE 30 ANOS ,(PM RJ , GUARDA MUNICIPAL RJ, ETC...) ISSO È UM ABSURDO AMIGO GUERREIRO , CONHEÇO MUITA GENTE QUE TEM MAIS DE 30 ANOS QUE PASSA NESSE EXAME FISICO TRANQUILO , SE O EDITAL TEM EXAME FISICO QUE REPROVA , ENTÃO PRA QUE LIMITE DE IDADE.A POLICIA CIVIL DO RJ È DE 65 ANOS , O BOMBEIRO MILITAR RJ È DE 55 ANOS , VAI ENTENDER ISSO.MUITOS PAIS DE FAMILIA ESTÃO QUERENDO UMA CHANCE NA CARREIRA PÙBLICA ,MAIS ESBARAM EM NOSSAS LEIS BRASILEIRAS . CONTAMOS COM SUA AJUDA.ABRAÇO DO SEU AMIGO NILDO (JPA).

    ResponderExcluir

NILO GUERREIRO